Seu logo é como o mercado te vê
O logotipo de sua empresa não é apenas "algo lindinho" que você cria para promover o seu negócio, mas, sim, a maneira como o seu cliente o vê – o rosto de sua empresa e a identidade de sua marca. Ter um logo bonito, funcional e simpático coloca você mais perto do público e traz à mente sua imagem, sempre que alguém pensa em comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Seu logo é a base de todas as suas artes visuais e materiais impressos ou publicações online como postagens, brochuras, flyers, panfletos, pastas, cartões de visita, sites, páginas de mídia social e outros produtos de marketing. Mas todos esses materiais só atingirão seus objetivos quando o logotipo de sua empresa tiver um design impactante que se destaque entre os concorrentes.
Porém, criar um logotipo não é tarefa fácil e requer, além do domínio das ferramentas de desenho, vetorização e tratamento de imagens, muito bom gosto e estar antenado com as escolas de design gráfico do nosso tempo e dos tempos passados.
É, portanto, necessário considerar algumas diretrizes para que o logo encaixe-se às características da empresa, seus valores e seus produtos ou serviços:
1) profundo conhecimento sobre o negócio do cliente
2) evitar seguir as tendências para não cair no "lugar comum"
3) que o logo funcione primeiro em preto&branco para depois colorizá-lo e seja funcional em vários tons
4) que ele seja funcional em todos os tamanhos, desde um cartão de visitas até um outdoor
5) que seja diferente de outros logos, exclusivo
6) que tenha uma abordagem minimalista, evitando exageros e cafonices
7) que ele funcione bem em diversas aplicações e plataformas, desde embalagens e camisetas até posts e sites
8) que tenha um significado mais profundo em torno do símbolo que exemplifique a marca
9) que seja inspirador